5 conselhos para tratar as mãos no frio

O Inverno é uma altura do ano particularmente difícil para as mãos. O tempo frio, o vento gelado e o ar aquecido fazem com que as mãos fiquem ásperas e secas – Aqui ficam aguns conselhos sobre como cuidá-las durante o Inverno.

Apesar de tudo, o Inverno também proporciona vários momentos de diversão, de preferência se forem seguidos de uma grande e reconfortante chávena de chocolate quente. No entanto, as temperaturas frias do exterior e o ar seco e aquecido em casa ou no escritório são um desafio para a pele delicada das mãos e podem causar danos à pele, deixando-a áspera ou irritada. NIVEA explica-lhe quais as necessidades específicas das mãos durante o inverno e dá-lhe algumas dicas para lhes proporcionar um cuidado perfeito.

As mãos secas e ásperas são um problema frequente para muitas pessoas, sendo que, durante o Inverno, esta situação tende a agravar-se. As razões são óbvias: por um lado as temperaturas frias na rua, e por outro e o ar aquecido e seco dentro de casa.. Estes dois factores reduzem a hidratação natural da pele. Existem, no entanto, mais aspectos a ter em conta. No Inverno, lavamos as mãos com mais frequência do que o normal – é a estação do frio e da gripe e, por esta razão, procuramos livrar-nos dos germes para evitar doenças.

Usar produtos muito agressivos e água muito quente ao lavar as mãos pode deteriorar a camada externa da pele, deixando-a ainda mais desidratada. É essencial lavar as mãos com um sabonete com pH neutro, secá-las com suavidade, e aplicar, de seguida, um creme de mãos. Muitos usam loção corporal em vez de creme de mãos. Esquecem-se que a pele das mãos tem necessidades especiais e que o creme das mãos vai de encontro a essas necessidades.

Escolha, por exemplo, NIVEA Creme de Mãos Intensivo com Óleo de Amêndoa se necessita de um cuidado intensivo e regenerador, ou opte por NIVEA Creme de Mãos Reparador com Dexpantenol, se precisa de aliviar a pele seca e repuxada.

As mãos – uma parte sensível do corpo

Depois de lavar as mãos,  a função protectora natural da pele leva cerca de meia hora a recompôr-se, pelo que é essencial usar um creme que a proteja dos agentes externos.

Muitas pessoas colocam o creme na palma das mãos espalhando-o com as mãos uma na outra. Dica NIVEA:

Coloque antes o creme nas costas das mãos e esfregue-as uma contra a outra para o espalhar eficazmente. A pele nas costas das mãos é mais fina do que a pele de outras partes do corpo. Tem menos glândulas sebáceas, o que a torna especialmente delicada. Além disso, esta pele possui apenas um pequeno tecido adiposo subcutâneo, secando mais rapidamente. É por esta razão que as costas das mãos precisam de mais cuidados do que as palmas das mãos, que são mais resistentes.

Há também outra razão pela qual as nossas mãos precisam de uma atenção especial  no Inverno. Assim que a temperatura desce oito graus, o nosso corpo produz menos lipídeos. Essas gorduras são importantes para a nossa pele construir uma forte barreira protectora da pele. É por isso que as nossas mãos ficam ásperas e secas quando não recebem o cuidado necessário. Lembre-se de cuidar das suas mãos durante todo o ano – está provado que a pele cuidada regulamente não perde tanta hidratação.

Rituais para tratar as mãos durante o Inverno

Ás vezes, temos tendência para nos esquecer de cuidar das mãos correctamente. No entanto, existem formas fáceis de as mimar, especialmente durante o inverno.

·        Poder dos Óleos: Espalhe algumas gotas de azeite nas mãos de forma a hidratá-las. Não se esqueça de massajar também as unhas e cutículas. Óleo de Macadâmia, Jojoba e Coco também funcionam muito bem.

·        Exfoliação: Experimente fazer uma exfoliação caseira – misture 1/4 de abacate com duas colheres de sopa de açúcar de cana e duas colheres de sopa de sumo de limão. Massaje as mãos suavemente durante três ou quatro minutos, deixe actuar alguns minutos e depois enxague com água morna. O açúcar irá remover as células mortas da pele; o sumo de limão vai purificar; e o abacate contém óleos essenciais, vitaminas e minerais – esta exfoliação hidrata e cuida da pele.

·        Cuidado nocturno: Para um cuidado extra, mime as suas mãos aplicando à noite uma máscara. Aplique uma camada generosa de creme de mãos e em seguida coloque umas luvas de algodão finas. De manhã, as suas mãos vão acordar macias e suaves.

·        Evite o frio: quando sair de casa, use sempre luvas de modo a proteger as mãos. Luvas de lã ou pêlo natural, que deixam a pele respirar, permitindo libertar a humidade e o suor, são a melhor opção.

·        Massagem rápida: Use dois dedos da mão esquerda para massajar cada dedo da mão direita – faça-o rapidamente, da base para a ponta dos dedos. Repita o processo trocando as mãos. A seguir, bata palmas como se estivesse a dar um grande aplauso. Termine com uma pequena palmada nas costas das mãos. Pode intensificar o efeito utilizando óleos estimulantes como Menta, Alecrim ou Limão.

·        Beba, beba, beba: Nunca se esqueça de beber muita água. A pele necessita de hidratação interna e externa para estar bonita e macia.