Três dias de alta gastronomia no Algarve

Começa hoje no Vila Joya, no Algarve, o evento que reúne mais de 20 dos melhores Chefs do mundo, dos quais o Chef do Século Eckart Witzigmann e outros que reúnem 31 estrelas Michelin

São três dias de alta gastronomia e ambientes de sonho, que fecha com estrela de ouro a 10.ª e última edição deste inspirador encontro – que tem sido uma homenagem à musa e fundadora do hotel de charme, Claudia Jung – no domingo, dia 12, com um almoço na praia do Vila Joya em cenário idílico.

Hoje, sexta-feira, 10 de novembro ao jantar, vamos ser surpreendidos pelo “Chefe do Século”, Chef Eckart Witzigmann, que se junta a Chef Martin Klein, Chef Jörg Wörther, Chef Tanja Grandits, Chef Michel van der Kroft, Chef Mario Lohninger, Monsieur Bernard Antony juntamente com o Chef Dieter Koschina.

O jantar de sábado dia 11 é orquestrado por Chef Heinz Reitbauer, Chef Jacob Jan Boerma, Chef Fernando Agrasar, Chef Andrea Berton, Chef Nigel Haworth, Chef Julia Komp, Chef Paul Ivić, Monsieur Bernard Antony juntamente com o Chef Dieter Koschina.

Para o almoço de domingo dia 12, na praia do Vila Joya, contamos com a magia do Chef Peter Knogl, Chef Jens Rittmeyer, Chef Juan Amador, Chef Jacob Jan Boerma, Chef Martin Fauster, Chef Stefan Heilemann, Chef Sven Elverfeld, Chef Peter Hagen, Monsieur Bernard Antony juntamente com o Chef Dieter Koschina.

Esta é uma edição muito especial, pois além de ser a celebração do 10.º aniversário é a última edição do “Tribute to Claudia”. Esta 10.ª edição traz ao Algarve muitas das grandes estrelas que foram cúmplices do Dieter Koschina ao longo destes anos.

Joy Jung, mentora do festival comenta, “Este tributo foi criado por duas razões muito especiais. Para celebrar os 25 anos do Vila Joya e para fazer um tributo à minha mãe Claúdia, pioneira neste conceito de Boutique Hotel combinado com a Alta Gastronomia desde1982.

Fomos depois em 2007 os primeiros a produzir um Festival de Gastronomia com os grandes Chefs Internacionais em Portugal. Foram 10 anos sempre a pensar no que apelidamos de Food CrEATivity, espírito que perdurará no nosso ADN de forma a continuarmos a proporcionar inesquecíveis e incríveis momentos de gastronomia.

Neste momento sentimos que o conceito de festival de gastronomia tem que ser repensado, pois muitos dos eventos existentes são demasiado comerciais e similares. Como tal, achamos que o 10.º aniversário é altura ideal para dizer “au revoir” ao conceito do Tribute to Claúdia ao qual dedicamos tanto amor e que obteve tanto sucesso a nível nacional e Internacional, tanto com os nossos clientes bem como com os grandes Chefs que por aqui passaram.”

O premiado Dieter Koschina diz ainda “…compreendo, aprecio e respeito as razões que a Joy tem em não querer continuar com o Festival. Ao longo destes anos adorei todas as experiências que este festival, agora tão famoso, me proporcionou. As partilhas e cumplicidades de dons culinários com tantos Chefs com estrelas Michelin, deram-me enorme satisfação e fez com que em conjunto a partilhássemos com clientes e amigos do Vila Joya.

Não escondo que terei saudades de alguns momentos partilha de excelência na crEATivity, mas a celebração da paixão pela comida vai continuar a existir no dia-a-dia como sempre existiu no Vila Joya”.

O “Tribute to Claudia” foi concebido em 2007 para prestar uma homenagem a Claudia Jung, que inspirou de inúmeras formas o Vila Joya e a sua filha Joy, o Chef Dieter Koschina e a cultura gastronómica portuguesa. Desde então, o meio gastronómico português evoluiu enormemente, culminando com o reconhecimento internacional de 21 restaurantes com estrelas Michelin em 2016.