Cocktais e relógios

Em 2010, um relógio mecânico da Seiko, inspirado pelo glamour do bar de cocktails e desenhado especialmente para o mercado japonês, começou a atrair a atenção de blogues, fóruns e websites de relógios do mundo inteiro. Nos meses e anos que se seguiram, o relógio tornou-se famoso, e veio a ser cobiçado por fãs da Seiko um pouco por toda a parte.

Hoje, a Seiko oferece uma série de modelos baseados nesse mesmo relógio, e integrada na colecção Presage, totalmente composta por mecânicos. Ao fazê-lo, a marca japonesa rende-se deliciada aos desejos dos entusiastas da Seiko, a quem fazem um brinde.

Foi na Baselworld de 2016 que a Seiko anunciou o lançamento internacional da colecção Presage. Em apenas doze meses, Presage conquistou uma posição importante nos corações e nas mentes de amantes de relojoaria em muitos mercados nacionais, graças à diversidade dos seus designs, à espantosa relação qualidade-preço, e à extensa gama de calibres disponíveis, desde o mais acessível 4R até ao 6R ou ao exclusivo 8R.

Presage reúne vários dos avanços mais importantes da Seiko em relojoaria mecânica, incluindo a Alavanca Mágica, as ligas Spron usadas nas molas, únicas e altamente resistentes, e o sistema de protecção Diashock. No coração de cada relógio Presage encontram-se os frutos de mais de um século de manufactura relojoeira completamente inhouse. Presage é alta relojoaria mecânica feita no Japão.

São oito os modelos incluídos nesta colecção, cada um inspirado por um cocktail diferente, e cada um com o seu próprio esquema de cores. São usados dois calibres diferentes: o 4R35 oferece a simplicidade e a elegância de um mostrador com três ponteiros; e o 4R57 acrescenta um indicador central de reserva de marcha. Todas as oito criações partilham o design subtil que acentua o que tornou o modelo original tão cobiçado.

Os mostradores sunray apresentam um padrão tridimensional, cuja beleza é realçada por sete camadas de acabamento acetinado, e pela transparência dos vidros em formato de caixa. Os ponteiros são curvados de forma delicada por artesãos especializados, para proporcionar um perfil mais fino e elegante. Quando se roda a coroa, esculpida de forma única, é possível sentir a forte torsão do mecanismo de enrolamento.

Para comemorar este lançamento, a Seiko criou edições especiais, entre as quais destacamos a do modelo SSA343J1EST. Equipado com o calibre 4R57, o refinamento desta máquina do tempo é visível nos mais ínfimos detalhes, mas é impossível ficar indiferente ao azul do mostrador.

Com indicador de reserva de marcha e de data, caixa em aço inoxidável e bracelete em pele, este relógio é comercializado num estojo de madeira com uma bracelete adicional e a ferramenta para realizar a troca.

A alta qualidade de Presage vai ao encontro do charme de um desenho inspirado pelo prazer de saborear um bom cocktail. Como dizem no Japão, “Kampai”.