Viver para o desporto

A última colecção de Riccardo Tisci com a NikeLab impulsiona o estilo desportivo contemporâneo para uma nova Era mais elegante. O designer de moda italiano combina diferentes gerações de ícones de sportswear numa colecção de quatro peças distintas para homem, três para senhora e uma série de acessórios.

“Eu vivo para o desporto”, diz Tisci. “Sempre integrei roupas desportivas no meu estilo, e acredito que a mistura de desporto, rua e elegância é realmente boa”.

O estilo pessoal de Tisci também está na vanguarda da tendência contemporânea. Qualquer uma das atuais estrelas da NBA, por exemplo, mistura roupas desportivas e produtos de luxo com relativa facilidade. Há também um conforto em misturar peças gráficas ousadas com clássicos intemporais.

Isto é evidente não só na roupa, mas também no calçado. Sneakers são fundamentais para a cultura do basquetebol. Enquanto os jogadores cimentam estilos através de momentos heróicos em campo, fazem desses sapatos verdadeiros ícones. Neste contexto, os Nike Air Force 1 são um favorito indiscutível. É também o sapato de Tisci. “Estou obcecado com o sapato”, diz. “É muito limpo e puro, mas ao mesmo tempo elaborado. É o sapato que melhor representa o meu estilo e a minha colaboração com a Nike”, afirma o designer.

Aos olhos de Tisci, os jogadores de basquetebol não oferecem apenas inspiração de estilo, são heróis. Esta última colaboração da Nike representa essa ideia com outra série de gráficos: logótipos para uma equipa de ficção, os Victorious Minotaurs, o que lhe dá a oportunidade de visualizar a colecção como parte de um verdadeiro uniforme off-court.

“Na década de 90, os jogadores de basquetebol tornaram-se um pouco como estrelas do rock”, explica. “Mas agora, eles são mais do que estrelas do rock. Eles são sobre-humanos representativos da mitologia histórica”.

A colecção NikeLab x RT Victorious Minotaurs será lançada hoje, 12 de Outubro, na América do Norte, 20 de Outubro em Paris e 21 de Outubro no resto do mundo, nas lojas NikeLab e em www.nike.com/nikelab.