O pato no centro das atenções

Falar de pato a Pequim é recordar a primeira vez que nos longínquos anos 80 fomos pela primeira vez a um restaurante chinês. Quando eram raros na cidade de Lisboa, depois multiplicaram-se baixando a qualidade na sua generalidade.

Quando convidaram-nos para este novo restaurante dedicado a este prato, viajamos no tempo. Chama-se Quanjude e acabou de abrir no Parque das Nações o restaurante que é reconhecido na China por confeccionar o melhor Pato à Pequim.

Para quem gosta de saborear a gastronomia chinesa na sua vertente mais tradicional, conhecer os sabores inconfundíveis do Quanjude é uma experiência obrigatória. Os sabores aromáticos e a textura suculenta e estaladiça deste Pato à Pequim devem-se a uma criteriosa escolha dos ingredientes e ao método de confeção original, o que o distingue do pato à Pequim que é possível encontrar nos demais restaurantes chineses.

Os chefs responsáveis pela confeção do Pato à Pequim trabalharam durante muitos anos nas cozinhas dos restaurantes da grande cadeia Quanjude, aplicando agora todas as técnicas em prol de um extraordinário resultado final.

Um dos segredos do sucesso desta iguaria é o facto de ser cozinhado em forno de tijolo e com lenha de árvore de fruto conforme a tradição, algo que só é possível encontrar no Quanjude.

A escolha do pato certo é naturalmente essencial e para isso os fundadores do Quanjude visitaram várias quintas observando com critérios exigentes a qualidade de vida dos animais, a ração usada, o processo de crescimento, a anatomia do pato, a qualidade da carne, a quantidade de gordura e o peso.

O complexo método de confecção tem uma duração de 3 dias e inclui várias etapas como a preparação, a aplicação das técnicas de assadura, passando pela forma como é fatiado e pela composição dos molhos que o acompanham – uma calda com malte de cevada ou mel usada para glacear o pato – seguindo rigorosamente as fases da receita tradicional para assegurar o sabor mais autêntico.

Um pato dá para quatro pessoas, e com ele confeccionam vários pratos entre eles pato à pequim e sopa de pato, o que nos proporciona um excelente jantar de amigos.

Morada: R. Pólo Norte 1.06 21

Parque das Nações, Lisboa

Horário de funcionamento:

12:00 PM – 15:00 PM

15:00PM – 23:00 PM