Mas o que se passou na ModaLisboa?

A ModaLisboa subiu ao parque e mostrou que não se perdeu da luz que ilumina a criatividade portuguesa, em muitos sentidos. Porém, o que nos interessa realçar é a criatividade, concepção e produção ao nível da moda masculina. Neste sentido, foi uma celebração do verão para o homem.

Nesta edição, a moda masculina saiu reforçada por vários criadores e desfiles que revelaram as suas propostas para o verão de 2018; para além da presença marcante e sempre desafiadora de Nuno Gama, tivemos a oportunidade de ver uma parceria entre uma marca de confecção de grande tradição no mercado nacional e internacional, Diniz & Cruz com a jovem designer Nair Xavier. Vimos também as propostas da marca MUSTRA de Veríssimo Mustra, também uma referência no mercado masculino de moda.

O emocionante desfile de Nuno Gama mostrou uma colecção inspirada na cerâmica e no azulejo portugueses. O azulejo assume-se como ponto de partida do conceito de “refresco”, tonal e gráfico, e alia-se às técnicas, motivos e tradições do Minho em busca de uma nova e surpreendente linguagem que conquiste o Mundo.

Matérias primas de estruturas abertas como malha Inglesa, bordados, efeitos de favos de mel ou ainda as “dobragens” que vão desde as simples nervuras às pregas ou a interpelações ligeiras dos detalhes de Norfolk jacket à la Portugaise.

A parceria entre Nair Xavier e Diniz & Cruz é símbolo, sem dúvida, de uma herança cultural que Portugal não pode esquecer, uma relação entre a africanidade e o ser português, seja lá o que isso for. A verdade é que se nota esta colecção uma relação intrínseca entre a herança lusa e o dado afrodescendente.

A colecção apresentada por Veríssimo Mustra é uma celebração da cor no homem, uma explosão de um dado irreverente numa sociedade cinzenta. Um desafio a abraçar aquilo que afirmaram como “viagem à inigualável Sicília, o eterno jardim do mediterrâneo”. Os padrões florais mostram que o homem MUSTRA é um homem marcante e que se destaca na sociedade.

Fotografia de destaque: ModaLisboa