Cada vez mais simples cozinhar

O desafio era grande! Aprender e fazer em vinte minutos uma receita nova, com ingredientes que nunca tínhamos usado. Mandioca? como fazer? como preparar? e através deste novo serviço aprendemos uma nova receita de frango.

Foi na academia vaqueiro que recebemos esta caixa para elaborar o nosso almoço desse dia juntamente com outros membros da imprensa e sairam belos pratos. Vamos perceber o que é a Bcook.pt.

Com este serviço encontramos receitas criativas, pensadas pela chef Mónica Pereira em conjunto com a nutricionista Tânia Barbosa, para que possa cozinhar, em cerca de 30 minutos, refeições mais equilibradas e saborosas.

Os ingredientes, frescos e de época, selecionados rigorosamente por Joe Best, são colocados nas quantidades exatas para a confeção de cada receita, reduzindo o desperdício alimentar e poupando tempo e recursos. Tudo isto é entregue numa caixa BCook, em casa ou no escritório, eliminando a preocupação com a escolha de menus equilibrados, a variedade das receitas ou a aquisição dos ingredientes.

Esta ideia surgiu numa conversa de amigos, mas rapidamente se traduziu numa paixão”, refere Miguel Silva, responsável pelo projecto BCook. Portugal ainda não tinha um projecto desta natureza, já muito comum noutros países, que promovesse uma alimentação saudável e equilibrada e, em simultâneo, fizesse despertar nas pessoas uma vontade de (re) descobrir o prazer de cozinhar, perante um dia-a-dia cada vez mais exigente e stressante.

Não somos um serviço de entrega de cabazes de produtos, somos muito mais do que isso, pois entregamos os produtos nas quantidades exactas para confecionar receitas criativas, do dente de alho aos 10ml de azeite, e com isso ajudamos a reduzir o desperdício alimentar, tão comum nos lares”, acrescenta o responsável.

Indicado para todos aqueles que gostam ou gostariam de cozinhar, mas a quem falta tempo e criatividade, e para aqueles que se preocupam com a saúde e com a alimentação equilibrada, privilegiando a qualidade e a sustentabilidade, a BCook permite cozinhar, sem riscos, garantindo um resultado seguro e surpreendente.

Para pertencerem à comunidade BCook, os clientes apenas têm de se registar no site e escolher a modalidade preferida: o conforto de uma subscrição flexível, para receber, todas as semanas, uma caixa BCook com duas ou três receitas e todos os ingredientes necessários, separados e pesados na quantidade certa para confecionar os pratos que escolheu, para duas ou quatro pessoas, com transporte gratuito; ou a aventura da descoberta numa única encomenda, com a BCook Tester, uma caixa com uma única receita e todos os ingredientes necessários, separados e pesados na quantidade certa para confecionar o prato que escolheu, para duas ou quatro pessoas.

Todas as receitas são explicadas, passo a passo, e preparadas com ingredientes que permanecem frescos o tempo suficiente para que os possa utilizar, sem preocupações, durante a semana em que os recebe. Todas as semanas, a BCook sugere um menu que inclui receitas originais de carne, peixe e vegetarianas, criadas a pensar nos produtos de cada época e nas necessidades do nosso organismo em cada estação.

A BCook aposta ainda na promoção de novas técnicas de cozinha, simples e rápidas, e no uso de ingredientes menos comuns, para garantir a criatividade e variedade em cada receita. 

É um dos maiores compromissos da BCook, ambiental e económico, adquirir ingredientes de alta qualidade, frescos e de época, apostando também em produtores locais, para garantir uma alimentação saudável e equilibrada, que deve conter produtos frescos, de época, adquiridos a fornecedores locais e, sempre que possível, biológicos.

Por outro lado, A BCook apenas adquire, aos seus fornecedores, as quantidades exatas necessárias para assegurar as entregas de cada semana, uma política de redução de desperdício, extensível ao consumo nos lares, uma vez que apenas entrega, em cada BCook, as quantidades exatas de ingredientes para cada refeição, ajudando os seus BCookers a, também eles, reduzirem o desperdício alimentar nas suas casas.

O material usado para acondicionar os produtos BCook é reciclado, podendo ser reciclado juntamente com os restantes desperdícios caseiros (papel e plástico).