O engenho português à luz parisiense

No passado fim‑de‑semana, dentro do ambiente da semana de moda de homem de Paris, o engenho português mostrou mais uma vez a sua raça. O SHOWCASE MODAPORTUGAL levou marcas e designers à Galeria Perrotin, um lugar de vanguarda onde nasceram vários personagens da história da arte, para que possamos mostrar a nossa valência no design e produção de moda.

A sua primeira edição contou com a presença das marcas de vestuário Diniz&Cruz, Litoral, The Board e Vicri, as marcas de calçado Carlos Santos, Eureka, Nobrand e Senhor Prudêncio e as marcas de joalharia Bruno da Rocha, Eleutério, Liliana Guerreiro e Mimata.

Os designers presentes foram Filipe Faísca, Kolovrat, Luís Carvalho, Nuno Gama, Ricardo Andrez, Ricardo Preto e Valentim Quaresma, juntamente com as marcas de lifestyle APrimitiva, Christophe Sauvat, Fine&Candy, Martinho Pita, O João e a Maria, Pelcor, Stabord e Wo Design.

Nuno Cardoso, cofundador e director criativo da marca THE BOARD faz um balanço muito positivo ”Depois de terminado o Showcase Moda Portugal durante a Paris Fashion Week, uma excelente iniciativa do CENIT, queremos, antes de mais, dar os parabéns a todas as pessoas envolvidas neste projeto e agradecer com especial carinho toda a equipa da ModaLisboa, que conseguiu criar um ambiente fantástico entre todos, demonstrando sempre uma energia positiva e uma dedicação excepcional. A exibição em si foi um sucesso e mostrou claramente todo o profissionalismo e a qualidade elevada da moda em Portugal.

Para além da visibilidade que esta participação trouxe para a The Board, permitiu-nos também concretizar contactos importantes na indústria nacional e internacional. O feedback que tivemos foi muito positivo e estamos já a trabalhar para que todos estes contactos sejam capitalizados da melhor forma para criarmos relações fortes e continuarmos a crescer e a evoluir como marca.

O conceito deste evento, juntando várias marcas, foi um sucesso e esperamos seja o primeiro de muitos outros. É importante que a moda e o design português mantenham esta visibilidade internacional de forma constante, para que isso resulte em ligações internacionais cada vez mais sólidas e estruturais.”

Certamente com a sua primeira edição, muitos desafios se levantam para a organização e designers e marcas presentes para que Portugal seja cada vez mais bem representado no centro da moda europeia.

O Showcase MODAPORTUGAL foi promovido pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil em parceria com as associações sectoriais ANIVEC/APIV (vestuário), APICCAPS (calçado), AORP (joalharia) e com a ModaLisboa/LisboaFashionWeek. A iniciativa foi cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020.

Deixamos algumas imagem das apresentações de alguns designers:

LUIS CARVALHO

NUNO GAMA

RICARDO ANDREZ

RICARDO PRETO

PHOTOS Gonçalo Silva