Cinema na relva

O Parque de Monserrate, em Sintra, recebe nos quatro primeiros fins de semana de julho, o ciclo de cinema “Esplendor na Relva”. São 12 obras-primas da história do cinema para ver, muitas delas à noite e ao ar livre, numa experiência única que funde a atmosfera dos filmes com o cenário natural da serra de Sintra.

De 1 a 22 de julho, esta é uma iniciativa da Parques de Sintra com programação do cineasta João Mário Grilo.

Numa selecção de filmes eclética, e que a tecnologia permite ver agora em larguíssima escala, o cartaz integra desde o emblemático “Esplendor na Relva”, de Elia Kazan, longa-metragem que empresta o nome a este ciclo, até “Vertigo”, considerada uma das obras mais perfeitas e intrigantes de Hitchcock.

Pelo meio, destacam-se a densidade profunda e introspectiva de filmes fundamentais de Murnau, Visconti, Kurosawa, Truffaut e Nicholas Ray, mas também as radiações luminosas e burlescas de “Tempos Modernos”, de Chaplin, e de “As Leis da Hospitalidade”, de Buster Keaton, a grande comédia de Jacques Tati em “As Férias do Sr. Hulot” ou as sonoridades eternas em obras como “Serenata à Chuva” e “Fantasia”.

Um conteúdo programático que oferecerá uma panorâmica significativa sobre a identidade diversa do cinema e sobre o que de melhor este nos ofereceu ao longo dos anos.

Seja no auditório do Palácio de Monserrate, seja nos jardins (numa grande tela gigante, e tendo o relvado como plateia e autêntico anfiteatro natural), este ciclo acrescenta novas dimensões ao conceito de “ir ao cinema”.

Informação útil

Preço de bilhete:

  • Sessões noturnas (ar livre) – 5€ adulto e 3,5€ jovens (dos 6 aos 18 anos) – O Palácio estará aberto para visita.
  • Sessões diurnas (auditório do Palácio) – Incluídas no bilhete da visita ao Palácio, sendo a entrada condicionada à capacidade da sala. A compra de bilhetes durante o dia para visita ao Palácio de Monserrate não dá direito a entrada gratuita nas sessões de cinema noturnas.
  • A Scotturb assegura gratuitamente o transporte entre a Estação Ferroviária de Sintra e o Parque de Monserrate aos portadores de bilhete para o ciclo de cinema.