Lexus Design Award

A Lexus International anunciou ontem, o grande vencedor dos Lexus Design Award 2017 – ‘Pixel’ de Hiroto Yoshizoe – A revelação foi um dos momentos altos deste evento em Milão.

Esta 5a edição dos Prémios de Design Lexus registou 1,152 candidaturas provenientes de 63 países, sob o tema YET (CONTUDO).

“O Prémio de Design Lexus (Lexus Design Award) apresenta sempre várias questões fascinantes que atraem jovens designers, indo de encontro ao que eles consideram ser os desafios e oportunidades mais importantes para o design hoje.

No entanto, a qualidade e a escala de ambição das candidaturas ao programa deste ano foi verdadeiramente excepcional. Foi muito difícil ao júri escolher doze finalistas, de seguida eleger os quatro protótipos vencedores e finalmente o vencedor do Grande Prémio. Todas as fases do processo geraram um debate animado e agradável” explica Alice Rawsthorn, júri do Lexus Design Award 2017, e crítica de arte.

“Cada um dos quatro vencedores protótipo tem batalhado com questões complexas e significativas. Desde a situação dos refugiados e pessoas sem-tecto e como proporcionar protecção ambiental para edifícios de uma forma sedutora e poética, à fusão entre o artesanato tradicional com novas tecnologias, até ao incentivo a crianças para criarem e tocarem instrumentos musicais.

Embora as suas respostas sejam ecléticas e originais, todos os finalistas abordaram o tema Yet – ’Contudo’ definido pelo Prémio de Design Lexus 2017, com enorme imaginação e versatilidade.”

Perfil: Hiroto Yoshizoe formou-se na Musashino Art University. Vive em Tóquio, onde trabalha em Direcção de Arte e Design como designer espacial dedicado a instalações comerciais. Concentra- se na interpretação de conceitos como mudança, movimento e tempo no espaço, para criar abordagens modernas e analógicas. Foi um dos vencedores do LDA de 2016 com “PLANTAS- PELE”

UMA ESTRUTURA PARA EXPERIMENTAR A EXISTÊNCIA DA LUZ, CONTUDO SOMBRA

PIXEL é um aparelho que lhe permite experimentar a existência de Luz e Sombra com total consciência. Recorre à combinação de um conjunto de palas, de forma a criar uma gama de efeitos Luz e Sombra. A repetição interna do reflexo transforma a maioria das imagens em quadrados. A conversão da Luz e da Sombra num formato claro e responsivo permite-nos viver plenamente este fenómeno.

Yoshizoe teve como objectivo criar entre a Luz e a Sombra. Acredita que trabalhando na fronteira entre estes dois contrastes os leve a tocar o espectador de forma única. Através desta obra,

O prémio foi entregue ao vencedor por Yoshihiro Sawa, Presidente da Lexus International, durante o tradicional cocktail de abertura organizado pela marca para a Semana de Design de Milão.