Itália em Lisboa

Lisboa possui um novo espaço onde podemos encontrar tanto boa culinária italiana como produtos da mesma origem: o novo espaço de Tanka Sapkota, o Chef que assina pelo Come Prima e o Forno de Oro. Homem incansável com gosto pela gastronomia e herança italiana, não pára de nos surpreender com a sua energia contagiante.

Tendo-se destacado em Lisboa ao longo de 20 anos pela massa das pizzas com levedura, mãe de mais de 11 gerações, pelas massas frescas, mas também pelos produtos frescos que traz de Itália, como as trufas brancas de Alba e a burrata importada diretamente de Puglia.

Agora o Chef Tanka Sapkota quis ir mais longe no seu percurso e traz a Itália da boa mesa e toda a sua diversidade para o seu novo espaço: Il Mercato, no Páteo Bagatela, em Lisboa.

O restaurante inspira-se num mercado italiano e junta o melhor que a Itália tem para oferecer. O objetivo é dar a descobrir a Itália pela diversidade dos produtos, pela frescura e pela conjugação perfeita entre produtos e combinações de pratos.

Os clientes podem inclusive escolher os produtos a peso, podem consumir diretamente na loja, comprar o vinho e bebê-lo, fazer as suas próprias combinações, comprar as massas confecionadas no momento e pedir para as preparar na hora, comer a focaccia do Il Mercato feita com uma mistura especial de espelta e centeio e escolher os produtos para criar o seu próprio paninno.

A experiência e os sabores da Itália, tornam-se acessíveis a todos, os que querem apenas degustar os produtos, os que querem fazer as suas combinações e os que desejam provar os novos pratos de Tanka Sapkota elaborados todos os dias com o que mais fresco a Itália tem para oferecer.

A qualquer momento os clientes podem escolher entre 20 tipos de massas frescas produzidas com ovos biológicos, fruto de uma parceria com a Quinta “Casal dos Planetas”. As massas frescas são feitas diariamente e em frente aos clientes como nos mercados e podem ser consumida localmente ou levadas, a peso, junto com os molhos que todos os dias são preparados para combinar com as diferentes massas.

Tudo o que é servido e que faz parte do menu do Chef provem de produtos que estão à venda no espaço de modo que a ligação com o mercado faz por isso parte vital do restaurante que vê a arte do chef aliada à frescura e diversidade da oferta do mercado, com a vantagem que através do menu descobre novos produtos e pode decidir levá-los para casa. O novo espaço é assim, segundo o Chef, um convite à descoberta Itália.

Il Mercato pretende revolucionar a forma como são os restaurantes italianos em Lisboa, trazendo sobretudo o produto para a mesa e proporcionando aos clientes uma forma genuína de conhecer a Itália oferecendo uma das maiores variedades de produtos que se pode encontrar em Portugal num só espaço.

A aposta no produto, na diversidade e frescura vai tão longe ao ponto de Tanka Sapkota trazer mozzarella de búfala de avião no próprio dia diretamente da Campania. Poucas capitais mundiais têem esse privilégio, e a partir de agora com Il Mercato de Tanka Sapkota juntamente com Nova York, Paris e Londres, Lisboa passa a ficar no mapa dos melhores destinos onde comer comida italiana fora da Itália. Com Il Mercato há uma pequena parte da Itália, sempre maior agora em Lisboa.