Saúde Animal 24

São dez horas da noite e o cão decide roer as pilhas do comando da televisão, jantar um queijo da serra ou

ingerir uma embalagem de comprimidos. O que fazer?

A família de férias e o gato é picado por uma abelha, encontra-se prostrado após a última vacina ou simplesmente deixou de comer. Será necessário levá- lo ao hospital?

Há um bebé prestes a chegar à família e o “irmão” de quatro patas estão tão ou mais ansioso do que os pais. Como se deve lidar com a situação?

A partir de agora todas estas dúvidas podem ter uma resposta rápida e à distância de um simples telefonema: a Saúde Animal 24 acaba de se lançar no mercado e é a primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária, que nasce com o objetivo de esclarecer as questões que surgem fora de horas, ou que não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias.

Disponível 24 horas por dia através do número 760 450 911, este serviço está preparado para responder a dúvidas dentro das áreas danutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda a questões de saúde pública encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou hospital veterinário da sua freguesia de residência. Inovadora e pioneira em Portugal e na Europa, a linha Saúde Animal 24 é a solução que faltava aos pet lovers e um apoio muito útil para os médicos veterinários.

Ao longo do nosso percurso profissional, apercebemo-nos que os donos dos animais têm muitas dúvidas e que na maioria das vezes estas não ficam devidamente esclarecidas”, explica Salvador Falcão, médico veterinário e cofundador da Saúde Animal 24. “Por acharem que o problema em causa não justifica a marcação de uma consulta, por se sentirem inibidos em perguntar ao médico veterinário, ou porque até ligaram para a clínica, mas o feedback acabou por chegar através da assistente pois o médico estava ocupado, há situações que ficam sem uma resposta atempada e adequada, podendo comprometer a saúde do animal”, afirma Salvador Falcão.

Por outro lado, o isolamento geográfico é outra questão que pode comprometer a visita ou o aconselhamento veterinário, uma realidade que os fundadores da Linha Saúde Animal 24 acreditam poder ajudar a combater, como explica Carolina Rebelo, a cofundadora do projeto: “sabemos que cerca de 70% dos gatos e entre 30 a 40% de cães nunca foram vistos por um veterinário ou que foram apenas a uma única consulta durante toda a vida do animal.

Com este serviço acreditamos que vamos conseguir aproximar a população dos médicos veterinários: através do aconselhamento telefónico podemos alertar para os principais cuidados de saúde, incentivar a marcação de uma visita ao veterinário e demonstrar a gravidade e complexidade de uma situação que por vezes pode passar despercebida pelos donos”, conclui a médica veterinária.

A Linha telefónica Saúde Animal 24 está assim preparada para apoiar, fazer a triagem, dar aconselhamento e fazer o acompanhamento de situações de saúde mais complexas em todo o país, articulando-se com os Centros de Atendimento Médico Veterinários da área geográfica em que se encontra o animal no momento do incidente.

Pensado para dar resposta a questões do âmbito da saúde e também da vida com os animais, a equipa conta com a consultoria de profissionais experientes nas diferentes áreas da saúde veterinária estando apta a responder a dúvidas relacionadas com animais de companhia como cães, gatos ou cavalos, e animais exóticos como porquinhos da índia, hamsters, iguanas ou aves.

“Na área do comportamento animal contamos com o Gonçalo Graça Pereira e com a Sara Fragoso, ambos Mestres em Etologia Clínica e Bem-estar Animal e fundadores do Centro para o Conhecimento Animal. A área dos equinos é apoiada por Rui Mendes, médico veterinário com mais de 20 anos de experiência na área da clinica e cirurgia em equinos, e na área dos animais exóticos temos ao nosso lado o Rui Patrício, veterinário com quase 20 anos de experiência em atendimento clínico e cirurgia de animais exóticos e de zoo”, avança Carolina Rebelo.

A Saúde Animal 24 está disponível para todas as pessoas que têm, trabalham ou convivem com animais. As chamadas têm um custo de 0,60€ + Iva, independentemente da sua duração para que os utilizadores se sintam totalmente à vontade e sem qualquer restrição de tempo, como explica Salvador Falcão: “criámos uma mecânica em que é a própria Linha Saúde Animal 24 que liga ao utilizador imediatamente após este entrar em contacto com o serviço” afirma. “Na prática, assim que o utilizador liga para a Saúde Animal 24 a chamada é atendida e uma mensagem de voz dá a indicação para que este desligue o telefone, explicando que o serviço lhe ir ligar de volta imediatamente, e sem qualquer custo acrescido. Desta forma o dono poderá esclarecer todas as suas questões por um valor mínimo e sem restrições de tempo”, conclui.

As chamadas telefónicas são atendidas por uma equipa de enfermeiros veterinários devidamente formada para o efeito e apoiados por uma equipa técnica de médicos veterinários, responsáveis por supervisionar constantemente o serviço.

A Saúde Animal 24 conta ainda com um website que disponibiliza informação relativa às principais questões e dúvidas relacionadas com todas as áreas referidas. “Basta entrar no
site www.saudeanimal24.pt e pesquisar o assunto”, acrescenta Salvador Falcão. Todas as informações sobre o serviço podem ser consultadas no site da Saúde Animal 24 ou solicitadas por telefone. Também é possível saber mais sobre o serviço na página de Facebook:  www.facebook.com/saudeanimal24.