Dress code: Cocktail attire?

Voltamos ao tema do dress code porque ainda esta semana teremos a segunda garden party promovida pelo champanhe Perrier Jouet, no Hotel Ritz. O convite referia o dress code que mencionava o seguinte termo, cockatil attire.

A indicação do dress code aparece sempre no convite que nos é enviado pelos organizadores ou patrocinadores do evento. Não havendo menção, fica ao nosso critério e discernimento. Mas se no convite refere o dress code cabe-nos respeitar o mesmo ou apresentar as nossas escusas a quem nos convida e não ir.

As chamadas regras de etiqueta não servem para atrapalhar mas para regularizar as nossas relações; se alguém me convida para uma ocasião e diz cocktail attire, tentarei encontrar algo que respeite o meu anfitrião e a sua vontade de dar um certo glamour ao evento. Respeitar o dress code é respeitar quem nos convida.

Acerca de cocktail attire:

  • Defendemos sempre que temos de ser simples na observância dos dress code, não ser demasiado ao pé da letra mas saber interpretar a situação e as suas condicionantes.
cocktail-attire

 

  • Homem: tem várias possibilidades de escolha mas deve apostar sempre num blazer, pode usar um fato completo com uma camisa branca, azul clara, rosa ou de um cor única e clara. Uma garden party é sempre um momento de usar cores claras e vivas, seja nos lenços de bolso, gravatas, bowtie, cintos, meias ou outros acessórios. O homem pode decidir por um blazer de uma cor e calças de outra, pode apostar no linho que o vai proteger do calor. Uma boa aposta seria um chapéu para a protecção solar sendo que depois tem de se preocupar com as regras de utilização do mesmo quando se dirige a uma senhora ou está indoors. De facto, para estas ocasiões não são exigidas gravatas.
  • Senhora: Às senhoras este momento é recheado de várias hipóteses, desde do little black dress ao chamado vestido de cocktail e as calças largas. Tal como no homem, apostar na cor e num calçado confortável. As garden party nascidas em contexto mais de norte da Europa têm sempre estas características, chapéu, cores fortes e claras, uma fuga ao formalismo do black tie e vestido comprido.