Na boa tradição das viagens…

Na sua tradição da boa viagem, a Louis Vuitton lança uma inovadora gama de trolleys para o viajante do século XXI, desenhada por Marc Newson. Este lançamento acompanha muito a tendência de uma população mundial em constante viagem, negócios e/ou lazer.

“Aquilo que me convenceu a unir forças com a Louis Vuitton foi o desafio para criar uma excelente mala de viagem, porque assim como muitas pessoas, viajo muito e sinto que isso me coloca numa posição única, mais como consumidor do que como designer”, diz Marc Newson.

A mala tem, na sua essência, um novo tipo de composto de polipropileno auto-reforçado, representando a sua estrutura, moldada numa matriz de rede de várias camadas. As suas características excepcionalmente finas, leves e elásticas permitem amortecer o impacto. O emblemático Monogram da Louis Vuitton, feito em tela foi expressamente desenvolvido para esta bagagem num novo formato ultraleve – uma redução de quase 50%, sem comprometer as características originais.

A pega extensível de alumínio anodizado foi transferida para fora da mala, acrescentando estrutura e força e aumentando substancialmente todo o valioso espaço de arrumação interior e removendo completamente as saliências e sulcos indesejados, normalmente associados aos mecanismos internos de pega, deixando assim espaço útil no seu lugar.

Inovações adicionais incluem uma nova dobradiça transversal de lado, embutida dentro da estrutura do próprio trolley, tal como nos baús rígidos tradicionais da Louis Vuitton, permitindo uma abertura de 180 graus. O cadeado extra fino com uma combinação de três dígitos é aprovado pela Administração de Transporte Seguro e integrado com uma única tracção do fecho – projectado para reduzir o peso e evitar os habituais pontos de tensão com fechos duplos nas bagagens. Esta mala conta ainda quatro rodas pequenas, concebidas para serem o mais silenciosas possível, oferecendo 360 graus de movimento e garantido uma manobra suave e estável.

Tal como num dos históricos baús Vuitton, os seus cantos e alças estão revestidos com pele natural, desenhados para oferecer o máximo conforto quando em uso e um volume mínimo quando arrumado.

Os 18 meses de desenvolvimento resultaram num aumento de 15% do volume interno, quando comparada com uma mala de tamanho similar com a tradicional pega interna, e uma capacidade sem precedentes de 37kg no tamanho de cabine. Leve, forte e resistente, este trolley pesa uns meros 2.7kg para a versão 50cm e 3kg para o tamanho de cabine – excluindo os elementos internos.

Estas inovações resultaram em três novos pedidos de patente, todos em processo pendente no momento da impressão e abrangendo, respectivamente, o sistema zip-pull de bloqueio, uma camada ultrafina de titânio ligada ao invólucro de compósito de polipropileno e, por fim, a largura total da pega extensível externa.

“Acho que é seguro dizer que estamos determinados a abrir novos caminhos no desenvolvimento de um produto que é um dos mais leves do mercado e, do ponto de vista técnico, um dos mais rigorosamente projectados e construídos”, diz Marc Newson. O designer acrescenta “Sou obcecado com colocar todas as minhas coisas numa mala de um determinado tamanho e por isso foi tão importante para mim desenhar um produto que apresentasse todas estas características e que fosse como que a mala de viagem perfeita para uma pessoa como eu, que viaja muito e que não gosta de andar com mais do que o que é absolutamente necessário”.

Os trolleys fazem-se acompanhar de uma capa protectora para uso durante o check-in, uma tira interior removível em forma de X e uma divisória também removível em malha de rede. Foi criada uma linha especial de acessórios que inclui uma pasta com uma alça especial para anexar ao trolley, uma capa acolchoada para proteger o computador, uma bolsa de acessórios, um conjunto de duas bolsas laváveis para sapatos e um porta fatos. A etiqueta de bagagem e a bolsa de acessórios podem ser personalizadas.

Esta mala de viagem é produzida em tela Monogram, Monogram Eclipse, Damier Graphite, pele Taiga, pele natural e num arco-íris de sete cores de pele Epi. Em 2017, será adicionada à colecção a única bagagem de rodas com um acabamento de titânio monograma gravado a laser.

O trolley está disponível em dois tamanhos de cabine: 50 (50 x 35 x 20 cm) e 55 (55 x 39 x 21 cm). Mais tarde será adicionada uma mala de porão de tamanho 70.

Para acompanhar o lançamento, a Louis Vuitton irá oferecer um serviço de reparações pós vendas durante 48 horas em 14 cidades do mundo e que também será integrado na sua app. de viagem.