Alta Ourivesaria com um toque selvagem

Uma dupla de gentlemen que representa o nosso país no que diz respeito à decoração de interiores, estará presente na 7ª edição da exposição AD Intérieurs. Inaugura a 3 de Setembro no Instituto La Monnaie de Paris, onde a OitoemPonto apresenta um conjunto de peças de coleccionador do ilustre ourives português Luiz Ferreira, baptizado de “Um Zoo Urbano”.
façade_Monnaie_de_Paris
“Urban Zoo” é a genuína reflexão do universo OitoemPonto. O projecto consiste num bem sucedido mix de peças decorativas de prestigiados designers dos anos 40 a 70, delicada e harmoniosamente conjugadas com variadas criações OitoemPonto, bem como com uma série de peças de arte exclusivas de reputados designers.
 
Demonstram-se formas de viver rodeado de tesouros familiares de forma sublime e refinada. A maioria das peças apresentadas nesta exposição foram produzidas por Luiz Ferreira até 1994 e fazem parte da coleção do ourives e de coleccionadores privados.
 
Para Artur Miranda e Jacques Bec, “A mão de Luiz Ferreira está visível em cada peça que criou. Cada uma fala por si, pois foi desenhada individualmente, afinando os mais pequenos detalhes que a tornam única em toda a sua expressão. Este é um tributo ao grande e ilustre ourives Luiz Ferreira.”
 
O Décor
Um grande sofá vintage desenhado pelo americano Adrian Pearsall convida à contemplação. Paredes estruturadas por arcos em policabornato dos anos 70 revelam uma colecção de animais em prata. Este espaço espectacularizado auto-renova-se num jet-set chic, que transporta para os décors de James Bond, bem como para os salões Eliseus da era de Georges Pompidou.
A Colecção
Tartarugas, patos e cegonhas em prata esterlina e pedras semi-preciosas definem um bestiário pitoresco. São cerca de 30 raras peças do ourives Português Luiz Ferreira (1909-1994), da década de 1960-1970, que a OitoemPonto exibe nesta exposição. Estes objectos decorativos, inspirados pela natureza, aportam um toque barroco à serenidade deste lounge.