A Terra num relógio

A Casio acaba de lançar o novo relógio EQB-600D, o mais recente elemento da série EDIFICE de relógios de elevado desempenho, que combinam um estilo dinâmico com tecnologia de ponta. O EQB-600D liga-se a um smartphone e exibe um novo mostrador de detalhe multidimensional com o planeta Terra. Esta característica constitui o próximo passo na evolução do horário mundial recorrendo a uma apresentação inovadora.

A Casio introduziu o conceito de “Global Time Sync”, ou sincronização do tempo global, para impulsionar o desenvolvimento de relógios analógicos para a era global. No âmbito do “Global Time Sync”, a Casio tem desenvolvido relógios G-SHOCK e OCEANUS com tecnologia GPS Hybrid Wave Ceptor que recebe sinais de calibração da hora tanto por satélite GPS como via ondas de rádio, e relógios EDIFICE que fazem a ligação a um smartphone para definir a hora de cerca de 300 cidades em todo o mundo. Estes relógios têm vindo a ganhar reconhecimento como sistemas avançados de tempo que apresentam a hora exata, em qualquer parte do mundo.

O EQB-600D dispõe de um 3D Globe Dial – um mostrador de detalhe multidimensional em forma de cúpula com a imagem do planeta Terra e que apresenta as horas mundiais de modo inovador e esteticamente atraente. O planetaTerra é conseguido utilizando as técnicas de moldagem avançadas da Yamagata Casio Co., Ltd., a base de produção da Casio no Japão. Um acabamento obtido através de um processo de deposição polarizada faz com que a cor mude em diferentes ângulos de visualização, realçando ainda mais o requinte do relógio.

O 3D Globe Dial funciona em conjunto com as horas mundiais apresentadas no mostrador de detalhe na posição das 8 horas e roda gradualmente a cada 24 horas, tal como a Terra. O ponteiro curvo do mostrador de detalhe indica o fuso horário da cidade da hora mundial. Quando o ponteiro do mostrador de detalhe se encontra na metade superior do 3D Globe Dial, indica que estamos no horário noturno (entre as 6 da tarde e as 6 da manhã) no respetivo fuso horário, e quando se encontra na metade inferior indica que estamos no horário diurno (entre as 6 da manhã e as 6 da tarde) nesse mesmo fuso. Isto proporciona uma indicação visual do horário diurno e noturno, além da indicação da hora.

A Casio desenvolveu um Sistema de Tempo Preciso que amplia ainda mais as funcionalidades de definição da hora quando ligado a um smartphone. Este sistema está incorporado na aplicação para smartphone CASIO Watch+, a qual faz a ligação ao EQB-600D. O sistema estabelece a ligação a servidores horários na Internet que fornecem dados sobre as horas e faz a correspondência entre esses dados e uma base de dados de mapas especializada, para obter horas exatas extraindo dados do fuso horário na localização atual e dados referentes ao horário de verão.