Uma boa mesa na Quinta de Lemos

De norte a sul do país, não faltam experiências de alto valor para a cultura, gastronomia e o saber receber da tradição portuguesa. Porém, no início desta passada semana estivemos na Quinta de Lemos onde observamos um projecto maravilhosamente delineado.

Podemos mesmo declarar ser uma das melhores marcas que vimos até ao momento. Umas das melhores marcas portuguesas pensadas do principio ao fim: ou seja, contrariando a ideia de que não somos capazes de ter uma visão holística de marca e e modelo de negócio.

Teremos oportunidade de falar mais sobre outras vertentes mas por agora, o enfoque será a Mesa de Lemos.

Em perfeita harmonia com a natureza, as vinhas e a tranquilidade das paisagens do Dão, o restaurante ‘Mesa de Lemos’ da Quinta de Lemos, inaugurado em Maio de 2014, oferece aos seus clientes uma gastronomia com produtos regionais trabalhados com imaginação e em plena comunhão com as técnicas da cozinha moderna num espaço de excelência, sofisticado, moderno e acolhedor.

O Chef Diogo Rocha, natural da região, assume o comando da cozinha do restaurante para levar a cabo um projecto de gastronomia sustentável baseado em sabores nacionais e da época, onde a principal preocupação são os ingredientes: mantê-los no seu estado mais puro e natural e levá-los à mesa com os sabores mais genuínos.  Para o restaurante ‘Mesa de Lemos’ o Chef preparou uma ementa que apela não só ao sabores e aos produtos da região, mas também de todo o país. Prova disto são os pratos que se podem encontrar na ementa, tais como: “Dos Açores, o Atum”, “De Sesimbra, o Carabineiro”, “Da Beira Baixa, o Cabrito”, “De Setúbal, o Salmonete” e “Da nossa horta, o tomate”. A carta tem ainda disponível um menu de degustação de três, de cinco ou de sete pratos.

O restaurante Mesa de Lemos está inserido no Edifício de Lemos, espaço que no ano de 2000 ficou na shortlist dos prémios internacionais do ArchDaily, o mais popular site de arquitectura do mundo. O edifício foi desenhado pelo arquitecto Carvalho Araújo e enquadra-se perfeitamente na paisagem granítica. Interiormente é um projeto sofisticado e de grande conforto desenhado por Nini Andrade Silva, onde nos sentimos mergulhados na paisagem entre as vinhas e o granito.

A abertura do restaurante foi mais uma forma de a Quinta de Lemos apresentar, agora pela via gastronómica, a sua filosofia, que assenta essencialmente na natureza. A natureza e a preservação do estado natural das coisas são as premissas que garantem a alta qualidade dos produtos e comprova aquilo em que os proprietários da quinta acreditam. Muitos dos ingredientes utilizados no restaurante são produzidos na propriedade e todo o conceito apela à selecção de produtos de elevada qualidade.

O restaurante Mesa de Lemos foi a “Revelação do Ano” na edição de 2015 dos prémios do guia Boa Cama Boa Mesa, na categoria ‘Boa Mesa’. Como novidade, o restaurante estará aberto de terça a sábado para jantar.