Com os pés em Portugal e a cabeça no mundo

Situado num hotel emblemático de Lisboa, Bairro Alto Hotel, o restaurante Flores do Bairro apresentou a nova carta de autoria do Chef Bruno Rocha, que recentemente assumiu a função de Chef do hotel, com produtos nacionais, receituário de base, de norte a sul, com consideráveis influências de outras gastronomias, que representam a Lisboa multicultural. Uma nova carta com “os pés em Portugal e a cabeça no mundo”.

Fomos experimentar esta nova carta na passada semana e queremos partilhar convosco o menu de degustação.

“Alicerçada num tripé, com Portugal na liderança, a técnica francesa e o rigor asiático, a cozinha do Flores do Bairro mostra-se a Lisboa com arte, empenho e generosidade. Pretende-se contar a nossa história à mesa de uma forma lúdica, interativa, desafiante e até mesmo provocante” afirma o Chef Bruno Rocha ao descrever a nova carta.

Experimentámos o seguinte menu:

  • tártaro de tomate e oregãos acompanhado com espumante soalheiro “alvarinho”
  • pregado e pata negra com molho de fragateira acompanhado de vinho branco clip “loureiro”
  • lombo de vitela assado “sem demoras”, esparregado de acelgas e touriga nacional acompanhado de vinho tinto grainha reserva
  • creme de arroz doce e citrinos, gelado de bolacha maria acompanhado com um moscatel Horácio Simões

A aposta em diversos petiscos para partilhar vai continuar a ditar as leis no Flores do Bairro e a nova carta apresenta alguns pratos emblemáticos de Lisboa: “Meia desfeita de bacalhau com grão-de-bico negro”, uma das novidades da carta, é um prato típico da Mouraria bastante estimado por grandes escritores como Eça de Queirós e Ramalho Ortigão; “Os peixinhos da horta”, outra das propostas; e ainda “A Ameijola veste-se de bulhão pato” que ficaram para sempre ligadas ao escritor e grande gastrónomo.

Poder recuar no tempo através de um prato ou ingrediente foi um dos principais desafios para a equipa do restaurante Flores do Bairro ao desenvolver a nova carta. Os pratos principais reflectem algumas das suas histórias e experiências de vida.  O prato “Atum mexido numa cebolada e batata-doce” conta a história das dificuldades em conseguir sempre o melhor exemplar e a minha ligação fraternal ao Algarve e a “Lombo de Vitela assado “sem demoras”, esparregado de acelgas e Touriga Nacional” representa a ligação familiar com a região de Viseu e as memórias das incríveis férias de verão” explica o Chef Bruno Rocha. 

Nas sobremesas de destacar o “Creme de arroz doce e citrinos, gelado de bolacha Maria”, “O toucinho vindo do céu, com café e migas de amêndoa” e ainda “O chocolate e o azeite numa tablete”, que surge com uma “apresentação bastante lúdica e divertida, remetendo para os tempos de escola onde o momento mais aguardado era abrir a lancheira, ver a sandwich e optar pela tablete de chocolate” conclui Bruno Rocha. 

Horário: 13h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00

Necessário reserva. Contactos: 213 408 288 ou flores@bairroaltohotel.com

Disponível estacionamento e serviço de valet parking gratuito, ao almoço e jantar.