Gin próprio de um Gentleman

Se procurássemos um gin com um aspecto elegante que nos remetesse para a atmosfera do lifestyle de um gentleman, aqui encontramos o respectivo. FRIDAY CHIC GIN, um (novo) gin português recentemente chegado ao mercado nacional, depois de um soft launch em Londres, o feroz palco dos mais famosos gins. Provado e aprovado pela crítica, é chic, cosmopolita e contemporâneo.

A suavidade no palato e a elegância na imagem conferem-lhe um perfil eclético, capaz de agradar aos mais acérrimos gin lovers, mas também a quem agora se inicia no gin.

São cinco os botânicos que o compõem: zimbro, cardamomo, pétalas de rosa, flor de laranjeira, infusão de frutas tropicais e folha de videira de Baga, a casta rainha da Bairrada, berço do FRIDAY CHIC GIN. Nota para o facto de ser produzido em ambiente vitivinícola e com recurso às excelentes águas que brotam nas Termas da Curia, em Anadia.

O FRIDAY CHIC GIN é floral e frutado, revelando ligeiras notas cítricas que advêm da flor de laranjeira e nuances de frutas tropicais, como maracujá, manga e papaia. A folha de videira confere-lhe um toque ligeiramente adstringente, típico da Baga, característica que é equilibrada pelo zimbro e pelo cardamomo. Tem um final de boca macio e suave, influenciado pelas pétalas de rosa.

Distingue-se dos demais pela sua notória suavidade, do nariz à boca, num claro “piscar de olhos” aos consumidores menos ortodoxos. Com um perfil gustativo alargado, adapta-se a uma grande variedade de cocktails, cumprindo igualmente o desafio de se beber puro ou com água lisa. É também um excelente parceiro à mesa, a acompanhar refeições. Um gin que veio para dar asas à criatividade e imaginação de quem o prepara.

Com uma presença a “ganhar terreno” de dia para dia, em bares, restaurantes e garrafeiras, esta à venda em super e hipermercados por €28,00.

FRIDAY CHIC GIN: elegância do produto à identidade

O investimento na criação de um gin de elevada qualidade e perfil singular e eclético estendeu-se do produto à identidade. Idealizado e produzido em Portugal, a “roupagem” do FRIDAY CHIC GIN é bastante internacional. O conceito e o design da garrafa tem a assinatura de um dos mais conceituados gabinetes da Europa, com o intuito de ser também uma bonita peça decorativa. A garrafa é produzida em Espanha, de onde viaja até à Polónia para ser pintada; a tampa, em madeira preta e branca e serigrafada a laser, vem de Itália.

De Portugal para ícone mundial do gin, é esse o objectivo da empresa de bebidas Caves da Montanha, produtora do FRIDAY CHIC GIN. Com mais de 70 anos de história é detentora de uma vasta experiência na destilação de bebidas, entre elas o gin. Chegou a produzir com marca própria – Montanha Dry Gin -, estratégia que foi substituída pela produção para outras empresas, cujas marcas se impõem actualmente no mercado.

Alberto Henriques, director geral e representante da 4.ª geração da família criadora e proprietária da Caves da Montanha, afirma que “só agora encontrámos a “fórmula” com a qualidade procurada! Foram vários os anos experimentação, até conseguirmos alcançar o conceito desejado, onde se engloba o produto e imagem do FRIDAY CHIC GIN”. O gestor acrescenta ainda que “foi uma coincidência, mas o timing de lançamento, o ano de 2016, parece adivinhar bons auspícios, sendo enaltecido o número 6, presente na identidade como símbolo de representação do dia da semana”.