Uma nova casa gastronómica em Lisboa

Na zona de Belém, junto à Torre fomos descobrir por convite do Hotel, o seu novo restaurante que se mostrou uma boa surpresa gastronómica.

É certo que Lisboa possui muito bons restaurantes mas existe sempre lugar para uma cozinha inventiva e fresca de ideias. De todo o menu de apresentação gostávamos de realçar duas entradas:

Lulas servidas como uma carbonara, com gema de ovo confitada, aipo e maçã Granny Smith

Lulas servidas como uma carbonara, com gema de ovo confitada, aipo e maçã Granny Smith
Lulas servidas como uma carbonara, com gema de ovo confitada, aipo e maçã Granny Smith

Lavagante, frescura de daikon com mel de acácia, noz moscada e limão

Depois de umas palavras do Chef acerca da sua trajectória profissional cheia de surpresas seguiu-se a refeição donde devemos sublinhar não só os pratos acima descritos como o bom serviço e o local.  A decoração esteve a cargo de Nini Andrade da Silva e mostra pequenos detalhes de qualidade.

Mas, de facto, o objecto ânfora guarda a mais pura essência das coisas e liberta-as do que não é primordial. É este, também, o princípio do restaurante do Palácio do Governador, em que cada prato servido acentua não mais que o essencial: o sabor trazido pelos melhores produtos da terra e do mar, os verdadeiros protagonistas das criações assinadas pelo Chef André Lança Cordeiro.

Como podemos observar, o restaurante Ânfora serve sabores genuínos da cozinha portuguesa, preparados a partir dos melhores produtos, reinterpretados e combinados sob as mais sofisticadas técnicas de cozinha internacional. Inspirada no mar, a carta do Ânfora desafia os clientes a embarcar (n)uma viagem sensorial inesquecível, tanto pela gastronomia, como pelo ambiente acolhedor e elegante do espaço, inspirado nas Descobertas e na Companhia das Índias.

Inventamos sabores e exploramos da forma mais sublime e dedicada a gastronomia portuguesa. Fazemos uma cozinha contemporânea, depurada e de sabores autênticos, com uma porta aberta para o mundo, revela o Chef que, antes de regressar a convite do grupo NAU a Portugal, exercia funções como chefe executivo na conceituada Clinique La Prairie, em Montreux, Suíça

O Chef André Lança Cordeiro deu os primeiros passos na profissão na 2780 Taberna, em Oeiras, mas foi em Paris, em reputados restaurantes de estrela Michelin, como o Relais Louis XIII, Lapérouse ou o Au Comte de Gascogne, que desenvolveu a cozinha original que agora apresenta no restaurante do hotel Palácio do Governador.

A cozinha do Chef André Lança Cordeiro é uma busca incessante de novas sensações. Os seus pratos, que são antes mais as suas criações, refletem a visão sofisticada que tem da sua arte e sublinham o essencial dos produtos nacionais num equilíbrio delicado, em que o todo nunca é a uma mera soma das partes.

A carta do Ânfora, que será renovada a cada nova estação, é composta por quatro entradas, três pratos de peixe, dois de carne e quatro sobremesas, espelha essa mesma arte de elaborar combinações únicas e sofisticadas, em que cada prato é uma ode ao sabor e à mais cuidada apresentação.

Com capacidade para 80 pessoas no interior e 60 pessoas no terraço, a que acresce uma sala de jantar privada com capacidade para 18 pessoas, o Ânfora apresenta-se assim como um restaurante de visita obrigatória para os fãs da mais alta gastronomia.

Está aberto todos os dias, entre as 12h30 e as 15h00, para almoço, e das 19h30 às 23h00 para jantar. O preço médio de refeição no restaurante Ânfora ronda os 45€ por pessoa, sem bebidas incluídas. As reservas podem ser feitas através dos contactos 212 467 800 ou joao.marques@nauhotels.com.