Navarra me encanta

pamplona

Navarra, uma das comunidades espanholas com os melhores indicadores de qualidade de vida, tornou-se numa referência internacional a nível hospitalar devido ao reconhecido prestígio do seu sistema público e privado médico e hospitalar, consolidando-se no mercado como um destino premium neste sector.

A Direcção Geral do Turismo e Comércio do Governo de Navarra e o Concelho de Pamplona apresentaram na semana passada o Turismo de Saúde e Médico de Pamplona e Navarra num evento dirigido aos meios de comunicação social, na Escola de Direcção de Negócios (AESE), em Lisboa.

O evento contou com a intervenção do Director de Promoção Turística do Governo de Navarra, Iñaki Martínez de Vírgala, o Chefe do Serviço de Economia Social, Emprego, Comércio e Turimso do Concelho de Pamplona, Alberto Tomás, a Directora dos Hotéis Pamplona, Maite Somocurcio e o Director de Marketing da Clínica Universidade de Navrra, Jaime Arellano.

O que é o Turismo Médico e de Saúde?

Por Turismo de Saúde entende-se uma viagem cuja motivação é a realização de um check-up, um tratamento ou exames de rotina, melhoria da forma física, beleza e wellness. Este tipo de turismo tem uma importância crescente nas tendências e motivações para viajar pelo mundo. Por outro lado, o Turismo médico refere-se às viagens cuja única motivação é a realização de um tratamento médico específico.

Actualmente, o Turismo de Saúde factura cerca de 7 milhões de euros em todo o mundo. Por exemplo, um turista cuja motivação cruze com o Turismo de Saúde gasta 6 a 10 vezes mais que um turista cujas motivações são as mais convencionais. Em Espanha, esta despesa é de 500 milhões de euros anuais.

O compromisso de ser um líder em ambos os sectores é o resultado de um esforço conjunto do Governo de Navarra e Pamplona City Hall e também envolveu o setor privado.

Principais referências em Navarra

Entre os expoentes do sector da saúde em Navarra está a Clínica Universitária de Navarra um hospital de ensino sem fins lucrativos localizada em Pamplona desde 1962. É um centro de alta resolução médica com dedicação exclusiva dos seus mais de 2.000 profissionais, com tratamento personalizado e especializado em áreas como a cirurgia avançanda em oncologia e cirurgia robótica, cirurgias para tratamentos da obesidade, terapia celular, medicina nuclear e radiofármacos, imunoterapia para tumores, unidade de arritmias e check ups, etc.

Com mais de 600.000 pacientes tratados, a Clínica Universitária de Navarra realiza por ano 3.000 assistências a pacientes internacionais, oriundos de 53 países diferentes. Foi o primeiro hospital espanhol a deter a acreditação Joint Commission International, em 2004. Em 2014, foi reconhecido como o hospital privado com melhor reputação em Espanha.

Destacam-se ainda como centros de excelência a Clínica dento-facial Sannas e o Centro Neurológico de Atenção Integral (CNAI).

O Grupo Sannas, com mais de 25 anos de experiência, já tratou mais de 14.000 pacientes, é um centro médico de alto nível quando se trata de saúde bucal. É um centro de saúde certificado pelo Departamento de Saúde do Governo de Navarra e foi eleito pelo Conselho Geral de Odontologia como um dos 9 centros credenciados para exercer Implantologia Oral em Espanha. Tem também o seu próprio laboratório de próteses dentária, que lhe permite manter um controlo exaustivo sobre a qualidade e fiabilidade de todos os materiais com os quais trabalham.

O CNAI, entretanto, é especializado em dar uma abrangente, especializada e focada atenção em neuro-reabilitação aos pacientes já diagnosticado com transtorno neurológico. Dependendo das necessidades individuais do paciente, o tratamento de reabilitação é oferecido em ambiente hospitalar e ambulatório.

Navarra Health Tourism

Neste contexto, criou um grupo de trabalho: NavarraHealthTourism.com e, actualmente, dispõe de um dos centros de investigação médica dos mais reconhecidos em Espanha, o Hospital da Universidade de Navarra, os dento-faciais Clinic Sannas, o Departamento de Turismo do Governo de Navarra, Pamplona City Hall, a Associação de Hotéis de Pamplona e da Associação de Hotelaria de Navarra.

É um projecto ambicioso de turismo médico fortalece o vínculo entre o sector público e privado na Comunidade Autónoma, com o intuito de cuidar da saúde e do bem-estar de todos os pacientes e famílias que vêm a esta comunidade, por várias razões médicas e de saúde.

Navarra, também é turismo relax

Navarra é também um destino projetado para quem procura o relaxamento e umas férias saudáveis, porque tem espaços privilegiados para mimar o corpo e relaxar a mente, esquecendo o stress da vida quotidiana. Neste sentido, existem dois spas terapêuticos térmicos, tais como: o Balneário Elgorriaga um resort rodeado por uma paisagem natural pitoresca de vales e montanhas no Vale Malerreka e Spa Fitero, no vale do rio Alhama a 23 quilómetros de Tudela. Ao longo da geografía navarra também se oferecem outras facilidades, como termo-lúdicos Huarte-Pamplona, a Gorraiz ou Cascante.

Nestes locais, os visitantes podem mergulhar em piscinas hidrotermais, receber massagens de todos os tipos, a experimentar a terapia de chocolate ou a terapia de oliva, experimentar um banho de vapor, envolto em lama e nutrir a pele com várias substâncias… um verdadeiro dom para o bem-estar do corpo e da mente. Como atividades complementares, ambos os espaços disponibilizam ginásio, natação, ténis e caminhadas.