Agenda Cultural 30.04.2015

Como-se-pronuncia-design-em-português2000-2015COMO SE PRONUNCIA DESIGN EM PORTUGUÊS?

Exposição

Como se pronuncia design em português? nasce de uma pergunta que, deliberadamente, dá também o titulo à exposição, fazendo alusão às diferentes maneiras de pronunciar o termo design na língua portuguesa (e ao que isso denota sobre a sua origem, tradução, história e riqueza de significados).

O MUDE olha para o design de equipamento desenhado e produzido por autores nacionais durante os últimos 60 anos, com maior incidência para o período compreendido entre 1980 e 2014. O objetivo principal foi procurar compreender como é que as circunstâncias geográficas de Portugal, a herança histórica, a cultura, as tradições e a consciência coletiva influenciam ou se refletem na obra de cada autor, avaliando da existência de características comuns que possam configurar uma identidade do design português. Os conceitos de lugar, pertença, identidade e memória estão também subjacentes a esta exposição.

MUDE

Entrada livre

Até 31 de Maio

giselleGISELLE

Dança

Companhia Nacional de Bailado. Georges Garcia, coreografia; Adolph Adam, música; Orquestra de Câmara Portuguesa, interpretação musical; Pedro Carneiro, direção musical.

Giselle é o bailado romântico mais que perfeito. O primeiro ato narra de como a inocência campestre pode ser vítima de uma aristocracia traidora e calculista; o segundo ato, dito o ato branco, desenrola-se num ambiente sobrenatural onde a mulher etérea surge dividida entre a vingança e a redenção.

O uso da técnica de pontas, à época ainda muito rudimentar, vinha ao encontro da ideia romântica de elevação representada por seres esvoaçantes e imponderáveis, fazendo da dança um veículo privilegiado do Romantismo. Possivelmente em nenhuma outra altura, a dança foi tão sinónimo de espetáculo total.

A recriação e encenação do clássico por Georges Garcia baseia-se em Jean Coralli, Jules Perrot, Marius Petipa e Théophile Gautier.

Teatro Camões

Preço: de 5€ a 25€

Até 10 de Maio

feira anjos na ruaFEIRA ANJOS NA RUA

Feira

Feira bairrista onde o artesanato, a gastronomia e artigos de segunda mão/retro mostram a multiculturalidade do Bairro do Intendente. O evento decorre sempre ao primeiro sábado de cada mês, na Rua dos Anjos (entre o Largo do Intendente e a Av. Almirante Reis).

HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/FEIRAANJOSNARUA

1º Sábado do mês

Das 12h às 18h

Entrada livre