Agenda Cultural 12.03.2015

BG - PROGRAMA DE HOMENAGEM AO BALLET GULBENKIANBG – PROGRAMA DE HOMENAGEM AO BALLET GULBENKIAN

Dança

O espetáculo invoca momentos e figuras memoráveis da história do Ballet Gulbenkian, em particular Olga Roriz e Vasco Wellenkamp e as bailarinas Graça Barroso e Isabel Queiroz. Recordam-se criações marcantes que fizeram parte do reportório Ballet Gulbenkian como Treze Gestos de um Corpo e Twilight de Hans van Manen ou Minus de Ohad Maharin.

Programa:

TREZE GESTOS DE UM CORPO

Coreografia: Olga Roriz

“Esta peça é sobre o reflexo de uma pessoa em frente de dois espelhos paralelos que formam uma multiplicação de imagens até ao infinito. No entanto em cada um desses espelhos a imagem não é igual. É como se em cada um houvesse uma evolução, uma transformação do movimento, uma continuação do gesto do anterior. Como se cada imagem fosse autónoma da anterior. Com vida própria e independente. Com sentimentos, emoções e estares diferentes. Uma personalidade dividida.” Olga Roriz

SERÁ QUE É UMA ESTRELA?

Estreia absoluta

Coreografia: Vasco Wellenkamp

Voz: Maria João

Piano: João Farinha

Foram muitos os bailarinos com quem Vasco Wellenkamp trabalhou mas a sua intérprete inspiradora foi Graça Barroso, uma das primeiras bailarinas desta companhia que cedo se tornou referência na dança em Portugal. Nesta nova criação, Vasco Wellenkamp coreografou três canções de amor que configuram uma homenagem à referida bailarina.

TWILIGHT

Coreografia: Hans van Manen

Hans van Manen foi, entre os coreógrafos convidados estrangeiros, o que mais obras o Ballet Gulbenkian dançou. Neste seu dueto explora as emoções entre um casal cuja relação parece desintegrar-se. A raiva contida entre os dois desencadeia uma linguagem coreográfica dinâmica e virtuosa, características tão presentes no trabalho deste coreógrafo.

Twilight foi criado para o Ballet Nacional da Holanda e estreado pelo Ballet Gulbenkian em 1979. A par de Graça Barroso, Isabel Queiroz, cuja memória também é evocada nesta série de espetáculos, foi no Ballet Gulbenkian uma das escolhidas por van Manen para interpretar o dueto coreografado para a partitura The Perilous Night, para piano preparado, de John Cage. Estarão, ainda, na memória de muitos, interpretações de Isabel Queiroz noutras obras do coreógrafo holandês como Cinco Tangos, Canções sem Palavras ou Grosse Fuge.

MINUS 16

Coreografia: Ohad Naharin

Minus 16, a primeira obra do coreógrafo israelita a ser dançada pela CNB, foi criado para o Nederlands Dans Theatre II, e estreado em Novembro de 1999. O Ballet Gulbenkian, dançou entre 2002 e 2005 a sua versão Minus 7.

Teatro Camões

12 a 29 de Março

12 a 14, 19 a 21, e 26 a 28 de Março às 21h

15, 22 e 29 de Março às 16h

Preço: €5 a €25

banner cmlMODA LISBOA CURIOUSER

Nos dias 13, 14 e 15 de Março serão apresentadas as coleções Inverno 2016 dos mais importantes criadores da moda nacional. Durante três dias, Lisboa está focada na indústria de moda e mostra a Portugal e ao resto do mundo os seus principais intervenientes, com a apresentação de 21 desfiles em três espaços distintos: Pátio da Galé, Casa da Balança (Marinha Portuguesa) e Salão Nobre (Paços do Concelho).

CALENDÁRIO DE DESFILES:

6ª FEIRA | 13 MARÇO

18H00 . SANGUE NOVO *

19H30 . RICARDO ANDREZ | LAB *

20H30 . OLGA NORONHA + CATARINA OLIVEIRA | LAB **

22H00 . DINO ALVES *

SÁBADO | 14 MARÇO

14H30 . VALENTIM QUARESMA ***

15H30 . DAWID TOMASZEWSKI *

16H30 . LUÍS CARVALHO | LAB *

17H30 . RICARDO PRETO *

18H30 . ALEXANDRA MOURA *

20H00 . MIGUEL VIEIRA *

21H30 . WHAT’S NEXT, ALEKSANDAR PROTIC? *

22H30 . CARLOS GIL *

DOMINGO | 15 MARÇO

15H00 . AWAYTOMARS + NAIR XAVIER | LAB ***

16H00 . FILIPE FAÍSCA *

17H00 . NADIR TATI *

18H00 . KOLOVRAT *

19H00 . SAYMYNAME *

20H30 . NUNO GAMA *

21H30 . PEDRO PEDRO *

* Location 1 – Pátio da Galé, Praça do Município

** Location 2 – Paços do Concelho, Praça do Município

*** Location 3 – Casa da Balança, Marinha Portuguesa

MODALISBOA CURIOUSER

13, 14 e15 Março

PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO

INVERNO . WINTER 2016

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

palavra arquivadaPALAVRA ARQUIVADA

Exposição

Em “Palavra Arquivada”, Carla Cabanas apresenta a partir de um conjunto de postais do início do século XX provenientes da sua coleção particular e da coleção de Eduardo Portugal.

Prosseguindo na temática reflexiva que tem vindo a nortear o seu percurso artístico, particularmente no que concerne a questões relacionadas com a perda de memória (s) e a marca indelével da passagem do tempo pelos documentos e imagens, assistimos nesta exposição ao emergir de uma nova configuração no trabalho de Carla Cabanas.

Recorrendo a uma nova tecnologia de recorte a laser este “processamento” vem explorar a tridimensionalidade do postal através do atravessamento do mesmo. Desta forma seleciona e faz desaparecer áreas de escrita que consequentemente vão produzir interferências nas imagens impressas no outro lado do postal.

Esta abordagem trilha novos caminhos para a problemática do legível, criando um espaço de observação entre o reconhecível, o identificável, a abstração, a fragilidade e a beleza destes objetos.

Arquivo Fotográfico Municipal

Rua da Palma, 246

2ª a Sáb: das 10h às 19h

Entrada gratuita