FIA Lisboa – Um mundo de Culturas

image004Entre 28 de Junho e 6 de Julho a FIL, no Parque das Nações, voltamos a ter em palco a maior Festa inter-cultural da Península Ibérica, a FIA Lisboa – Um mundo de culturas na sua 27ª edição. Uma oportunidade para encontrar algo de novo, peças de outros países e provar a sua culinária sem sair de Lisboa.

Organizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, com a colaboração do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e contando com o apoio das Comunidades Intermunicipais e das Entidades Regionais de Turismo, a FIA Lisboa traz à capital durante 9 dias um verdadeiro mundo de culturas, tradições e artes.

Nos mais de 30 mil m2 de área interior e exterior, o evento permite que o público visitante viaje pelos melhores sabores e saberes de Portugal e de cerca de dezenas de países, dos cinco continentes. Nesta edição, a Argélia é o País Convidado da FIA Lisboa e Moçambique confirma também a sua presença no salão com uma representação oficial.

Ao longo dos seus 26 anos de história, a FIA Lisboa tem vindo a alcançar uma simbiose perfeita entre os territórios, tradições e produtos endógenos, tornando-se num veículo ímpar e privilegiado para a divulgação do Artesanato e Gastronomia Regionais e da Cultura dos Povos presentes no salão.

Na edição de 2014 o certame, que todos os anos recebe milhares de visitantes de todo o país, assume-se como uma plataforma de excelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais, que formam a identidade etnológica nacional, por via do artesanato, da gastronomia, das actividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local.

Dirigido a profissionais e apreciadores dos ofícios artesanais, artes e design, assim como aos interessados no artesanato enquanto manifestação cultural, na FIA Lisboa 2014 os visitantes poderão conhecer e adquirir desde das mais tradicionais às mais originais e contemporâneas peças de artesanato nacional e internacional, podendo inclusive assistir a artesãos a trabalhar ao vivo.

Destaques FIA LISBOA 2014

Semana da Gastronomia Tradicional

Na edição de 2014, para além dos produtos artesanais levados pelas centenas de expositores presentes na feira, a FIA Lisboa dá especial destaque à gastronomia promovendo a Semana da Gastronomia Tradicional. A arte da cozinha é também reflexo da multiculturalidade dos povos, com os seus produtos e paladares característicos. Nesta 27ª edição o espaço gastronómico promete cativar os visitantes pelos cheiros, cores e, especialmente, sabores mais icónicos da gastronomia tradicional portuguesa.

O salão acolhe ainda um vasto programa de actividades culturais (música, dança, folclore, desfiles, workshops, seminários, entre outros) que prometem trazer animação, ritmo e cor à FIL.

Argélia – País Convidado

Considerando o património cultural e histórico da República Democrática e Popular da Argélia, a sua importância como produtor de artesanato, o seu papel geoestratégico no Magreb considera-se de redobrado interesse e justificação o destaque de “País Convidado” numa demonstração das suas capacidades e potencialidades culturais e económicos como factores potenciadores de aproximação e de incremento de relações comerciais entre Portugal e a Argélia.

Revitalização do artesanato ao serviço do desenvolvimento local e do emprego

Em parceria com Associações de Artesãos, Entidades ligadas ao Desenvolvimento Regional, Cultura e Turismo, Câmaras Municipais e Associações de Desenvolvimento Local a FIA Lisboa 2014 inova o seu conteúdo, com mostras colectivas e actividades de promoção do património histórico, cultural, etnográfico, gastronómico e paisagístico das regiões. Estão já confirmadas 17 associações de artesãos e um aumento significativo de participações de entidades públicas e privadas.

Prémios Artesanato Tradicional e Contemporâneo FIA LISBOA 2014

Este Prémio, instituído pela Fundação AIP, é uma iniciativa de valorização dos artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas, a sua capacidade estética e criativa assumindo-se igualmente como um factor de incentivo à inovação e ao rejuvenescimento social e cultural das artes e ofícios tradicionais.

Tendências de Moda

Apresentação das principais tendências de moda e consumo a nível mundial. Em parceria com o Centro de Formação Profissional do Artesanato – CEARTE e a participação de uma das mais conceituadas especialistas mundiais a FIA LISBOA 2014 dará a conhecer as tendências e adaptações ao sector das artes e ofícios em Portugal. Aliando novas tecnologias a formas tradicionais, criando novas formas utilizando velhas tecnologias, adaptando saberes antigos a conceitos modernos, cruza-se o trabalho de artesãos e designers (criadores e criativos) em parcerias mutuamente criativas e compensadoras, competitivas nos mercado globais e apontadas para os caminhos de vanguarda.

1º Festival do Marisco em simultâneo com a Fia Lisboa 2014

Evento de cariz gastronómico, inédito em Lisboa, focalizado em pratos confeccionados à base de mariscos proporcionando a possibilidade de degustar toda a diversidade da oferta nacional.