Agenda Cultural 29.05.2014

"Metamorphosis" Koreografi av Saburo Thesigawara

Photo by Bengt Wanselius

Começamos esta quinta-feira com uma agenda cultural de ritmo semanal sob a orientação de Rui Manuel de Sousa. Uma selecção de acontecimentos ou locais onde a cultura se vive e pode ser observada.

1 – Spirit. Companhia de Dança da Ópera de Gotemburgo no Teatro Camões. O programa “Spirit” é constituído por duas novas criações, Noetic e Metamorphosis, encomendadas pela Companhia de Dança da Ópera de Gotemburgo. Apresentam-se agora no Teatro Camões, no âmbito do projecto “European Dance Exchange”. Temas como a mente, o espírito, a intuição, a espiritualidade e a ciência, são as pedras de toque deste programa.

Noetic

Criação do belga Sidi Larbi Cherkaoui explora a necessidade do homem em estruturar cada detalhe da sua existência e o seu desejo em quebrar as regras e descobrir o que está por detrás delas. Oscila entre a profunda espiritualidade e a comédia. A personalidade artística deste coreógrafo foi fortemente influenciada pelos vários anos de trabalho com a companhia belga dos Les Ballets C de la B, cujas obras se situam entre o que de mais significativo se produziu nas últimas décadas na dança contemporânea.

Vídeo: https://vimeo.com/89744076

Metamorphosis

A coreografia do japonês Saburo Teshigawara é inspirada na “Metamorfoses” de Kafka. Na sua base estão o corpo e as suas constantes alterações. Fiel à sua cultura, é visto como um minimalista: tudo o que cria é de grande beleza e reduzido à sua essência. É também subtil e de uma enorme espiritualidade. A música original que acompanha Metamorphosis é constituída por uma parte electrónica e por um trabalho coral a cappela.

Vídeo: https://vimeo.com/89707885

Contactos:

Teatro Camões

Passeio do Neptuno – Parque das Nações 1990-193 Lisboa

Tel. (+351) 218 923 477 cnb.info@cnb.pt

2 – “1961: Caos e Ordem” Exposição de Paula Rego na Casa das Histórias

Poderão ser vistas algumas das obras de  Paula Rego referentes às décadas de 1960 e 1970, as quais remetem para a situação política do país, numa perspectiva sarcástica e de crítica ao Estado Novo. Para além das obras de Paula Rego, também são apresentados trabalhos de Bartolomeu Cid dos Santos e Eduardo Batarda, os quais também foram influenciados pela situação política, social e cultural do país.

Esta exposição inclui ainda algumas obras de Victor Willing, evidenciando a cumplicidade conjugal e artística com Paula Rego.

Contactos:

Casa das Histórias – Paula Rego

Av. da República, 300
2750-475 Cascais
+351 214 826 970
info@casadashistorias.com

3- 84ª Feira do Livro de Lisboa

De 29 de Maio a 15 de Junho no Parque Eduardo VII

Como já vem sendo hábito, para além da possibilidade de comprar livros a preços convidativos, foram pensadas diversas acções para promover a leitura bem como o diálogo entre escritores e leitores. Uma das novidades desta edição consiste num passadiço com uma vista privilegiada sobre a Feira e sobre a cidade de Lisboa.

À semelhança de anos anteriores, volta a ter um horário alargado: de 2ª a 5ª-feira, estará aberta desde as 12h30 até às 23h e à 6ª-feira fica aberta até à meia-noite. Aos sábados e vésperas de feriado poderá ser visitada das 11h à meia-noite. Aos Domingos e feriados será das 11h às 23h.

 http://feiradolivrodelisboa.pt/

com informação importante, nomeadamente os livros do dia, o mapa da feira e a agenda.