LOUIS VUITTON CITY BAGS: A NATURAL HISTORY

Book Cover - City Bags_bx

Em Novembro de 2013, a Rizzoli NY irá lançar um livro surpreendente: uma história natural das Louis Vuitton City Bags.

Este livro combina uma abordagem única e apelativa com uma recreação quase científica de formatos icónicos. É a primeira taxonomia abrangente das Louis Vuitton City Bags, uma gama de malas de mão de senhora que remonta ao dealbar do século xx. Incorporando os ícones da Maison, as City Bags representam a linha mais bem-sucedida de acessórios na história da moda moderna — tendo sido fundamentais para fazer da Louis Vuitton um sinónimo de luxo moderno.

Estas malas de material flexível desenvolveram-se a partir das diversas peças de bagagem portátil que estavam guardados dentro dos baús e dos roupeiros que em tempos mais remotos representavam o património da empresa e, em cem anos, diversificaram-se para dar corpo a todas as funções imagináveis pela mulher moderna. Profundamente influentes, são conhecidas pelo nome — Speedy, Papillon, Alma, Lockit, Noé, Bucket, Neverfull, Sac Plat e The Pochette.

Family Portrait

Aproveitando tentativas anteriores de organizar classes inteiras de objectos de design industrial do século passado, este livro narra o desenvolvimento das City Bags através de um sistema que replica a classificação científica de plantas e animais. O livro indica as origens e reconstitui a história destas «famílias» de malas a partir das quatro peças de bagagem de mão que funcionaram como «antecessores» directos — a Steamer, a Vanity, a Alzer e a Keepall —, apresentando uma análise cuidada dos primeiros exemplares de City Bag através dos coleccionáveis mais procurados na actualidade. Além de apresentar uma genealogia tão completa quanto possível de cada «família» de malas de mão, o livro examina a forma como as colaborações artísticas encetadas pela Louis Vuitton nas últimas duas décadas aceleraram a evolução das City Bags, transformando modelos básicos em formas cada vez mais diversas.

Esta obra clássica de História Natural é apresentada em tela «clamshell» com papel mármore e um conjunto de sete gravuras ilustradas. Disponível em francês, inglês e italiano, esta edição limitada encontra-se à venda exclusivamente nas lojas Louis Vuitton e em louisvuitton.com.