I´ll be your mirror – Lisbon Week

998657_312000185601980_1399193194_n

À semelhança do que aconteceu o ano passado, o Lisbon Week, uma co-produção da Câmara Municipal de Lisboa, volta a contar com o apoio oficial da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que nesta segunda edição repete o papel de mecenas na Rota Arte. O papel de curador foi entregue a Delfim Sardo, ensaísta e professor universitário. 

A grande inovação na Rota Arte prende-se com o facto de ser uma exposição itinerante, “I’ll be your mirror”. Totalmente desenhada por Delfim Sardo, vai explorar a arquitectura da cidade através de um percurso que irá guiar o público por um conjunto de edifícios simbólicos que irão alojar exposições de artistas nacionais como Fernanda Fragateiro, João Onofre ou José Pedro Croft.

Nas palavras do curador, o roteiro proposto pretende descobrir “Lisboa, cidade escondida, cheia de esquinas recônditas e de pátios, de casas que abrem para jardins insuspeitados. O percurso de descoberta da cidade proposto no contexto do Lisbon Week procura revelar alguns desses lugares, nos quais a arquitectura se vai cruzar com a arte contemporânea, numa exposição em dez pólos. As obras vão viver dentro de espaços arquitectónicos de excelência, desde espaços patrimoniais a edifícios contemporâneos, sejam escolas, lojas, casas particulares ou bibliotecas”. Haverá um cruzamento com a rota seguida pela História “porque Lisboa é sempre uma cidade de histórias, de pequenas estórias de auto-descoberta. Por isso, ‘I’ll be your mirror’, a exposição e o percurso, é sobre descoberta e auto-descoberta, sobre o olhar do outro no qual nos revemos, guiados pelos lugares da cidade”.

Haverá cinco visitas guiadas por dia (09h30, 11h30, 13h30, 15h30, 17h30), em Português e Inglês, com guias especializados. O ponto de partida para estas visitas, feitas no autocarro Lisbon Week/CGD, é o Parque Eduardo VII junto ao Marquês do Pombal.

Reservas obrigatórias na linha ticketline 1820 – Percursos grátis

Para saber mais pormenores sobre os percursos e edifícios, visitar http://lisbonweek.com/pt/arte/