António Soares – Ilustração de Moda

rick_owensLOW

Em várias pesquisas na internet, deparei-me com o trabalho de António Soares, um jovem ilustrador de moda. Captou a minha curiosidade e mais tarde via facebook contactei com os trabalhos masculinos da sua obra. Achei que é um trabalho elegante e com traços fortes, mostrando um gosto profundo pela obra da moda.

As suas ilustrações contemporâneas, tem um glamour inusitado. As suas mulheres independentes, movem-se num mundo activo, levando-nos a pensar, em René Gruau pelo  seu lado feminino, mas também em Mats Gustafsson, onde as aguadas dão um carácter misterioso.

A especialização em ilustração de moda que António Soares fez, requere um trabalho afincado, por ser uma mundo cheio de particularidades. Repare-se que dominar conhecimentos  léxicais em áreas técnicas como tendências, concepção formal e construção de vestuário, foi  necessária muita pesquisa, para alguém que vem de um outro universo. Quebrando assim  a idéia de futilidade tão associada ao mundo da moda, que muitos transmitem nas suas  reportagens. A moda como indústria movimenta milhões economicamente, porque percorre um universo vasto e díspar, como o da agricultura ou mesmo o da investigação molecular.

dries_van_notenLOW

As ilustrações de António Soares é o reflexo de alguém, que tem uma visão actual. A sua escrita aborda os criadores nacionais, mas também Marc Jacobs, Kenzo ou Blamain. Existe no seu trabalho o que sucedeu com outros momentos históricos, como o da pintura de retratos e lá está o vestuário.

Podemos ver mais trabalho deste ilustrador no seu site www.antoniosoares.tumblr.com

yohji yamamotoLOW