JULIÃO SARMENTO | FADO (com Carminho)

image

A Ermida Nossa Sr.ª da Conceição de Belém, que integra a iniciativa cultural e pluridisciplinar Projecto Travessa da Ermida, localizada na Travessa de Marta Pinto, em Belém, acolhe entre 15 de Junho e 18 de Agosto, a exposição “Fado (com Carminho) ” de um dos mais conceituados artistas contemporâneos portugueses, Julião Sarmento.
A obra foi concebida em colaboração com a fadista Carminho, resultando de um convite que lhe foi dirigido por Julião Sarmento no sentido de escolher um fado tradicional que pudesse ser cantado por esta a Capppella. O registo sonoro deste momento é, então, apresentado sob a forma de instalação, articulando-se com um conjunto de outros elementos cenográficos que conferem à totalidade da obra um carácter eminentemente dramatúrgico.

A peça “Fado (com Carminho)” integrou a mais completa retrospectiva do artista, “Noites Brancas”, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves e foi criada especificamente para o espaço da Capela da Casa de Serralves.
A apresentação da peça “Fado (com Carminho” num espaço expositivo como a Ermida Nossa Senhora da Conceição beneficia do caracter intimista e cénico deste espaço. Em 1995, Julião Sarmento já tinha realizado uma exposição individual na Capela do Palácio Real de Sintra, e agora, 18 anos depois volta a expor em espaços religiosos.

15 Junho – 20 Agosto Inauguração – Sábado, 15 Junho – 18h

Ermida Nossa Senhora da Conceição
Travessa do Marta Pinto 1300-390 Lisboa